
Em plena missão de seis meses a bordo do navio da Marinha 'Juan Sebastián Elcano', a princesa Leonor fez uma paragem no Panamá, onde se reencontrou com a mãe, a rainha Letizia, ao fim de quatro meses separadas.
Alguns repórteres daquele país da América Latina tiveram então a oportunidade de entrevistar Luis Carreras-Presas do Campo, o comandante do navio, que falou abertamente sobre as condições a bordo.
Citado pela publicação 'Panamá América', o comandante começou por explicar que, além de receberem formação académica, os jovens oficiais também recebem formação social e ética.
Confirmou ainda que a princesa Leonor não é alvo de qualquer tipo de privilégio por ser a futura rainha de Espanha e que é tratada exatamente da mesma forma que os colegas.
Luis Carreras-Presas do Campo contou então que são 18 as disciplinas académicas, divididas entre 5 a 8 horas por dia e que, além da formação teórica, os alunos também têm os mais variados exercícios práticos.
"É um programa de treino muito abrangente. Já o fizemos 97 vezes e refinamo-lo a cada ano que passa", explicou, acrescentando que a vida no alto mar é "intensa e ocupada", uma vez que o navio funciona 24 horas por dia, atracando apenas 25% do tempo total da missão.
O comandante contou então que a convivência entre todos é fundamental e que por isso os instrutores mais experientes costumam partilhar os seus conhecimentos e experiências com os estudantes.
Outros detalhes citados pela publicação panamense dizem respeito às condições a bordo. Todos os jovens oficiais partilham as áreas comuns, mas dormem em cabines separadas consoante o seu género. Ao todo, são 67 os alunos e apenas nove as alunas a bordo, incluindo Leonor.
Isto também significa que Leonor mantém a discrição no que diz respeito à vida amorosa, já que, alegadamente, a princesa está na missão com o namorado.
Paparazzi apanharam recentemente Leonor numa pausa anterior da missão, no Uruguai – e alegadamente há imagens que a mostram em topless, a fumar e em poses mais íntimas com o namorado.
A verdade é que as fotografias que já foram efetivamente publicadas mostram-na em biquíni e sempre acompanhada do mesmo rapaz, cuja cara foi desfocada para preservar a sua identidade.