A casa de Nininho Vaz Maia foi alvo de buscas na passada terça-feira, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga aéreo.
De acordo com o 'Correio da Manhã', os agentes da Polícia Judiciária terão apreendido não só um telemóvel encriptado - igual aos usados pelos outros suspeitos - mas também 150 mil euros - que o cantor alega serem fruto dos seus concertos - e ainda esteroides anabolizantes.
Mas, afinal, o que são estas substâncias e por que motivo teria Nininho Vaz Maia anabolizantes em casa?
Tratam-se de drogas que têm como função principal a reposição de testosterona, a hormona que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutores masculinos, bem como a promoção de outras características que distinguem os homens e as mulheres, como o aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos e o crescimento do cabelo e pelos corporais.
São utilizados no tratamento de algumas doenças, mas estão frequentemente relacionados com casos de homens que pretendem desenvolver o rendimento desportivo, aumentando "artificialmente" o volume dos músculos e a força física, e trata-se de uma prática ilegal.
Entre os riscos de saúde associados incluem-se aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas e um aumento da agressividade, que pode resultar em comportamentos violentos.