
Fernando Madureira, o antigo chefe da claque dos Super Dragões, mais conhecido por ‘Macaco’, que está detido preventivamente e acusado de 31 crimes (19 de coação agravada, sete de ofensas à integridade física, um crime de instigação, um crime de arremesso de objetos ou produtos líquidos e três crimes de atentado à liberdade de informação), terá feito, segundo consta no despacho final de acusação, 16 viagens, muitas delas com despesas luxuosas, alegadamente às custas do Futebol Clube do Porto (FC Porto).
'Macaco', a mulher, Sandra, e os filhos, ter-se-ão deslocado a Vilamoura e a Monte Gordo, no Algarve, com as despesas custeadas pelo clube então liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa, mas também (e aí é que os custos terão dado nas vistas) a Ibiza e Formentera (Espanha), México, Sardenha (Itália), Disneyland Paris (França), São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte (Brasil), segundo revela o Jornal de Notícias.
O antigo chefe da claque do FC Porto terá feito, entre julho de 2017 e fevereiro de 2024, 16 viagens de luxo pagas pelo FC Porto, que totalizarão perto de meio milhão de euros. Nestas viagens terão participado não só a família de Madureira mas também amigos. O tribunal esclareceu que estes documentos sobre estadias de luxo e gastos pessoais já não podem ser ligados ao processo, pois o inquérito está terminado. Poderá, em vez disso, dar origem a outra investigação onde o clube é o lesado, segundo avança o mesmo jornal.