
Numa altura em que foi atualizado o número de vítimas mortais a lamentar na tragédia ocorrida no Elevador da Glória, em Lisboa, que passou para 16, depois de duas pessoas terem perdido a vida durante a noite, já é conhecido o primeiro rosto da tragédia, André Jorge Gonçalves Marques, o guarda-freios do elevador.
A identidade foi revelada pelo SITRA - Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes, que partilhou uma publicação nas redes sociais com a triste notícia.
"O SITRA vem por este meio endereçar as mais profundas e sentidas condolências a todos os familiares, amigos e colegas do Guarda-Freio ao serviço da Empresa Carris André Jorge Gonçalves Marques, que veio a falecer durante o dia de hoje (03-09-2025), depois do trágico e fatídico acidente que ocorreu com o ascensor da Glória em Lisboa", lê-se na publicação.
O guarda-freio da Carris tinha 40 anos e deixa dois filhos, segundo foi noticiado pela CNN. Era descrito pelos colegas como alguém sempre com um sorriso no rosto.
Nas redes sociais, são muitas as mensagens de condolências e o ator Miguel Costa lembrou o momento em que entrevistou André, que falou da sua experiência enquanto guarda-freios do Elevador da Glória.
Os restantes rostos da tragédia ainda não foram formalmente identificados, sendo que esta manhã a Proteção Civil garantiu que caberia ao Ministério Público proceder à revelação da identidade das vítimas mortais.