
A infanta Elena e a sua filha, Victoria Federica, fizeram questão de ir à festa de celebração da vitória da Seleção espanhola contra Seleção inglesa no Campeonato Europeu de Futebol 2024.
No entanto, vários detalhes deste encontro – que foi registado em vários vídeos que já são virais – têm rendido muitas críticas à irmã do rei Felipe VI.
Em primeiro lugar, Elena, de 60 anos, foi motivo de chacota por ter usado uma bandeira espanhola à volta da cintura... em jeito de "páreo" da praia.
"A infanta Elena com a bandeira como páreo. Desculpem, mas o que é que ela está a fazer?", atirou Diana Rubio, especialista em protocolo e etiqueta, citada pela publicação espanhola 'Semana'. Rubio também diz ter ficado "sem palavras" com a forma como Elena não se coibiu de interromper conversas dos jogadores para os cumprimentar.
Porém, a atitude mais grave da infanta aconteceu momentos depois, quando todo o grupo – incluindo ela – cantou e dançou animadamente ao som de 'Gibraltar é Espanhol', um polémico cântico que faz referência à disputa de Espanha e Inglaterra sobre o território de Gibraltar.
La infanta Elena y Martínez-Almeida cantando y bailando "Gibraltar es español". La dura realidad es mejor que una falsa distopía. pic.twitter.com/8rKDcFrD7h
— Martín Bianchi Tasso (@martinbianchi) July 16, 2024
Um tema político delicado e uma clara provocação que não "cai bem" a um membro da realeza espanhola.