'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

Rombo financeiro na coroa sueca deixa o rei Carlos Gustavo em maus lençóis

A situação da família real sueca agravou-se com o início da pandemia de Covid-19.
11 de março de 2025 às 21:45
Crise financeira da família Real sueca coloca em causa conservação de locais históricos
Rei Carlos Gustavo, Rainha Sílvia da Suécia
Rei Carlos Gustavo, Rainha Sílvia, Suécia
Rei Carlos Gustavo, Rainha Sílvia da Suécia
Rei Carlos Gustavo, Rainha Sílvia, Suécia

Carlos Gustavo da Suécia tem sido alvo de duras críticas devido aos seus problemas financeiros e aos pedidos que tem feito para que estes sejam resolvidos.

"Em 2024, o rei cumpriu todas as suas obrigações mas não estavam reunidas as condições para satisfazer parte das exigências do parlamento sueco, do Governo, das autoridades, organizações, empresas e indivíduos", referiu a Court of Auditors, o organismo responsável por monitorizar de que forma estão a ser utilizados os fundos monetários provenientes da União Europeia.

Mas, e de acordo com a imprensa sueca, este pedido para aumentar o orçamento da família real não está relacionado com a compra de roupa, joias ou carros, mas sim para que lhe seja possível manter as suas propriedades. De acordo com o jornal 'Expressen', a família real sueca não consegue cuidar do Palácio Real com o dinheiro que tem.

Este problema ter-se-á evidenciado durante a pandemia, altura em que contraíram uma dívida que até hoje ainda se mantém, por terem visto os seus lucros diminuírem em cerca de 75% devido à Covid-19. No ano passado, a família real terá pedido ao Governo sueco um empréstimo de cerca de 7 milhões de coroas suecas – cerca de 650 mil euros – mas, mesmo assim, não foi suficiente.

Isto, pode vir a agravar-se com o realizar do Jubileu de Ouro de Carlos Gustavo e da mulher, Sílvia, em 2026, bem como com as celebrações dos 50 anos de Vitória da Suécia, o que irá trazer mais despesas para a família real. Para combater este problema, o rei terá demitido parte dos seus funcionários: "Não substituímos o staff que se retirou e temos alguns layoffs", informou o diretor financeiro da Coroa. No passado ano, a família real optou por não organizar grandes eventos ou jantares no Palácio que custassem avultadas quantidades de dinheiro à monarquia.

A situação financeira da família real coloca em causa a conservação de propriedades de grande valor histórico para a Suécia, já que a sua manutenção é feita com dinheiro da Coroa.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável