'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

O sério aviso sobre o testamento que Pinto da Costa deixou aos filhos meses antes da sua morte

Consciente de que a sua morte estava para breve, ex-presidente do FC Porto tratou de tudo relativamente à divisão da sua herança.
16 de fevereiro de 2025 às 20:16
Pinto da Costa, Joana e Alexandre
Pinto da Costa, Joana e Alexandre

Pinto da Costa tinha consciência da gravidade da sua doença e, ao longo dos últimos tempos de vida, acautelou todos os pormenores relacionados com a sua morte: pagou e deixou escrito como queria que fosse o seu funeral, quem não devia lá comparecer e tratou de redigir as suas últimas vontades no testamento final.

Sobre este assunto - e ainda que fontes assegurem que o ex-presidente portista fez questão de deixar a mulher, Cláudia Campo, bem na vida - é sabido que os dois filhos são os legítimos herdeiros. Consciente de que as partilhas geralmente geram problemas e divergências nas famílias, Pinto da Costa fez questão de deixar um sério aviso a Alexandre e Joana. 

Meses antes da sua morte, e com a divulgação do seu livro, 'Azul até ao Fim', o antigo dirigente azul e branco deixou uma mensagem para os filhos relativamente à herança. "Neste momento, duas preocupações enchem a minha cabeça e o meu coração. Na minha falta, como será o relacionamento dos meus filhos? Como se vão entender na divisão dos meus bens?", questionou, deixando-lhes o mesmo conselho que a própria mãe lhe deu na sua despedida. "Já lhes lembrei o que a minha querida Mãe nos dizia, a mim e aos meus irmãos: 'Entendam-se, senão metade do que vos deixo será para os Tribunais e advogados. Sábias palavras, que todos seguimos, e tudo dividimos sem o mínimo atrito."

Pinto da Costa aproveitou ainda o momento para reforçar que não tem fortunas escondidas em paraísos fiscais. "Já disse aos meus filhos que não tenho qualquer conta no estrangeiro, nem qualquer sociedade", escreveu.

Joana e Alexandre têm agora de se entender em relação à herança que lhes foi deixada pelo pai. Filhos de mães diferentes, os dois tiveram os seus desentendimentos ao longo da vida, mas Pinto da Costa pede-lhes união nesta fase em que enfrentam o futuro sem o elo que os unia: o pai.

Alexandre e Pinto da Costa
Alexandre e Pinto da Costa

Joana, recorde-se, foi das pessoas mais importante ao longo dos últimos anos da vida de Pinto da Costa,  tendo estado sempre ao lado do pai na doença. Os dois tornaram-se ainda mais inseparáveis desde que os filhos de Joana nasceram com as crianças a trazerem uma renovada doçura à vida de Pinto da Costa.

Com Alexandre a relação sempre foi de altos e baixos. Os dois estiveram zangados nos últimos dois anos, tendo feito as pazes há uns meses.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável