
A infanta Sofia recebeu o diploma do ensino secundário este sábado, dia 24, perante o olhar atento dos seus pais, os reis Felipe VI e Letizia de Espanha. A filha mais nova dos monarcas despediu-se assim da UWC Atlantic College, do País de Gales, o mesmo colégio da sua irmã, a princesa Leonor.
E, se havia indícios de que Sofia ia também seguir os passos da irmã mais velha na fase que se segue, ingressando na vida militar, parece que afinal não será assim. A infanta decidiu antes tirar um curso superior universitário.
Ora, segundo as regras de Espanha, todos os alunos que ambicionam ingressar na universidade, devem fazer um exame de acesso... mas Sofia não terá de passar por isso. Mas desengane-se quem pensa que se trata de algum tipo de privilégio da realeza.
A prestigiada UWC Atlantic College oferece um tipo de curso secundário que é considerado um Bacharalato Internacional, o que significa que os alunos não têm de fazer exame de acesso uma vez que as suas notas são avaliadas e aprovadas pela Universidade Nacional de Educação a Distância, que converte os resultados do Bacharelato numa nota de admissão equivalente.
No entanto, caso Sofia queira melhorar as suas qualificações para aceder a cursos com muita procura, pode fazê-lo na mesma, mas de forma voluntária.