
As burlas milionárias levadas a cabo por Manuel Santana Lopes na agência Notable levantaram várias questões sobre o funcionamento e a faturação das principais agências de figuras públicas, nomeadamente os valores que estas movimentam e que permitiram com quem um desvio na ordem dos 300 mil euros tivesse, na verdade, passado despercebido durante tanto tempo.
As últimas contas conhecidas da agência de rostos como Cristina Ferreira ou Rita Pereira datam de 2023, altura em que, de acordo com a revista Vidas, a Notable faturou mais de 5 milhões de euros e obteve lucros na ordem dos 544 mil euros. Desde então, é expectável que a curva vitoriosa se tenha mantido, uma vez que a agência é responsável pela carreira de alguns dos rostos mais bem sucedidos do país, ao nível do entretenimento.
A burla levada a cabo por Manuel Santana Lopes, recorde-se, diria respeito à parte das comissões que a agência entregava aos famosos, relativa aos trabalhos publicitários que estes protagonizam.
Para entender um pouco melhor o processo, a marca interessada negoceia diretamente com a agência que recebe um valor e entrega uma comissão à figura pública contratada. Esta, por seu turno, deposita nas mãos da agência toda a burocracia e parte de negociação, pagando uma mensalidade à Notable para que esta angarie as melhores parcerias e negócios publicitários.
A CEO da Notable é Inês Mendes da Silva, que anteriormente trabalhava para uma agência, mas entretanto se lançou a solo, tendo sido responsável por alavancar, no início, muitos dos projetos de sucesso de Cristina Ferreira extra televisão.