
O nome de Manuel Santana Lopes está no centro de todas as atenções após o escândalo de burla que abalou o mundo dos famosos há poucos dias. Isto porque, o agente de inúmeras caras conhecidas da televisão portuguesa, terá dado um violento calote à apresentadora Carolina Patrocínio e ao ator Tiago Teotónio Pereira que poderá ascender aos 300 mil euros.
Após estoirar a notícia, a agência Notable de Inês Mendes da Silva, de que Manuel Santana Lopes era um dos associados, veio confirmar a veracidade das informações veiculadas.
Desde então, muito se tem especulado sobre quem é esta figura que terá desviado centenas de milhares de euros em comissões ao longo de três anos.
Manuel é filho de Paulo Santana Lopes, irmão do antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, e trabalhava como agente e chefe de operações da Notable. Até rebentar o escândalo, Manuel era responsável por representar inúmeros famosos portugueses como era o caso de Cristina Ferreira, João Baião, Rita Pereira, João Manzarra, entre outros.
Para realizar os alegados desvios de dinheiro, o ex-agente terá criado um e-mail falso em nome de Gonçalo Uva, marido de Carolina Patrocínio, a partir de onde terá direcionado pagamentos de marcas para a sua conta bancária. Foi Patrocínio quem deu pela fraude. Posto isto, várias figuras públicas ficaram em estado de alerta, uma vez que eram, também elas, representadas por Santana Lopes.
Apesar de ter deixado o cargo de imediato, Manuel Santana Lopes manteve o silêncio até ao momento. Inúmeros famosos reagiram já à polémica, como foi o caso dos próprios lesados, que se mostraram em choque com todas as revelações. Pimpinha Jardim, que conhece Manuel desde o tempo de infância, de quando a mãe, Cinha Jardim, foi namorada de Pedro Santana Lopes, não conseguiu disfarçar o choque e veio a público mostrar o seu repúdio: "Isto é um assunto extremamente desagradável para mim. Eu nem tenho palavras, porque conheço o Manuel desde pequenino e ele sempre foi uma pessoa muito querida entre toda a gente e entre todos os agenciados. Toda a gente sempre confiou muito no Manuel e não se consegue perceber o que é que se passou aqui."
Da mesma forma, João Baião e Cristina Ferreira fizeram declarações que demonstraram a desilusão e surpresa com Manuel Santana Lopes que, segundo eles, era detentor da sua confiança e um profissional de enorme seriedade.
"Eu falo com todos os agenciados e o choque e o choro estão presentes entre todos, porque ele se tornou amigo pessoal de muitos, de fazer parte da casa de muitos deles", disse a apresentadora e diretora da TVI.