
Em anos anteriores, por esta altura do verão, já se sabia quando a rainha emérita Sofia e a sua irmã mais velha, Irene, partiriam para Marivent, em Palma de Maiorca - o destino tradicional das férias de verão da família real espanhola.
No entanto, este ano é diferente e pelos piores motivos. Irene sofre de demência, o seu estado de saúde tem vindo a deteriorar-se e já exige muitos cuidados.
Destroçada com a situação, e, de acordo com a 'Vanitatis', Sofia terá mesmo decidido cancelar tudo e não ir este ano, para ficar a cuidar da sua melhor amiga e confidente, de quem sempre foi inseparável.
No entanto, a mesma publicação espanhola revela agora que os filhos de Sofia conseguiram convencê-la a ir, em especial as suas filhas, as infantas Elena e Cristina. Contudo, a verdade é que ainda não há data para a viagem, que noutros anos até já teria acontecido por esta altura.
Quando lá estiverem, Sofia não deverá contar com a companhia de Irene para os passeios outrora habituais, já que a princesa da Grécia, de 83 anos - que já só se movimenta de cadeira de rodas - pouco deverá sair de casa.
Ainda assim, o convívio com os filhos e os netos será certamente 'uma lufada de ar fresco' para Sofia, que tem passado muito tempo sozinha no Palácio da Zarzuela.