'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Papa Francisco

Só resta a irmã e um sobrinho futebolista. Os infortúnios e tragédias na vida do Papa Francisco, que parte sem os seus ao lado

Da família nuclear, o Papa Francisco deixou apenas uma irmã, Maria Elena, que vive entregue a monjas na Argentina e de quem não se conseguiu despedir. Apesar da distância, o Santo Padre nunca deixou, no entanto, de ser próximo da família, marcada por vários dramas.
Por Rute Lourenço | 23 de abril de 2025 às 13:36
Papa Francisco, a irmã, Maria Elena, e o sobrinho, Felipe
Papa Francisco, a irmã, Maria Elena, e o sobrinho, Felipe

Milhões de pessoas em todo o mundo prestam homenagem ao Papa Francisco e no Vaticano as cerimónias fúnebres captam atenções com muitos a quererem estar junto ao Santo Padre, que deixa uma marca forte na Igreja Católica, nos fiéis e até mesmo naqueles que não devotam da fé católica. No entanto, apesar de estar rodeado por uma multidão, na última segunda-feira, quando nos deixou, aos 88 anos, Francisco partiria só, sem a sua família, que sempre amou, mas de quem teve de se afastar devido à posição que assumiu de líder máximo da Igreja Católica.

Dos Bergoglio, não restam, no entanto, muitos, até porque a família de Francisco foi marcada por algumas tragédias e infortúnios. Os pais não chegaram a vê-lo Papa, com o pai a falecer na sequência de um ataque cardíaco. 

"Quando o meu pai morreu, a minha irmã mais nova ainda era adolescente. Estava no estádio com o meu irmão Alberto quando, enquanto exultava por um golo do San Lorenzo, o papá foi atingido por um enfarte. Socorreram-no e transportaram-no para casa", contou na sua biografia. A mãe faleceria vários anos depois e também três dos quatro irmãos perderiam a vida precocemente.

Dos quatro irmãos, só restou a mais nova, Maria Elena, com quem Francisco sempre teve uma relação de grande cumplicidade. Falavam regularmente ao telefone, trocavam inúmeras cartas, mas não voltariam a ver-se desde que o Papa deixou a Argentina para assumir as suas funções no Vaticano. Com uma saúde frágil, a irmã do Papa vive atualmente entregue ao cuidado de monjas e não deverá marcar presença nas cerimónias fúnebres.

A irmã do Papa, Maria Elena
A irmã do Papa, Maria Elena

TRAGÉDIA MARCA A FAMÍLIA

Foi apenas um ano depois de ter assumido o Papado que Francisco acabaria por receber uma notícia que lhe causaria uma dor profunda. Estávamos no verão de 2014 quando três familiares perderam a vida num acidente de automóvel.

Valeria Carmona, mulher do seu sobrinho Emanuel Bergoglio, teve morte imediata depois de o carro em que seguia ter embatido violentamente contra um camião. No mesmo acidente, os dois filhos acabariam também por falecer, enquanto o marido dava entrada no hospital em estado grave, tendo acabado por perder a vida.

Dos  filhos dos restantes irmãos, sabe-se ainda da existência de um sobrinho, filho de Óscar Adrián, e que seguiu os passos de Francisco, tornando-se sacerdote e professor de Teologia. Já um seu outro sobrinho-neto, de nome Felipe, deu largas à imensa paixão do Papa por futebol e tornou-se craque, alinhando, aos 20 anos, num clube italiano.

Apesar do orgulho que sentia na família, desde 2013, Francisco dedicou-se por completo à sua missão, ainda que nunca tivesse deixado de acompanhar as notícias dos seus.


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável