Rute Cardoso, viúva de Diogo Jota, continua de luto pelo desaparecimento inesperado do marido a 3 de julho e tem tentado refazer a vida em Portugal, ao lado dos três filhos, Dinis, Duarte e Mafalda.
Com o apoio imprescindível da família, na terra onde os dois cresceram e se apaixonaram, Gondomar, Rute tem tentado reerguer-se da maior tragédia da sua vida, mas há algo que a "puxa" constantemente para Liverpool, a terra onde vivia com Diogo Jota até àquele fatídico dia.
Rute continua a marcar presença em jogos e homenagens ao jogador naquela cidade britânica, como é o caso do jogo do Liverpool contra o Wolverhampton, este sábado dia 27. Foi uma ocasião muito especial: Dinis e Duarte entraram em campo com o jogadores do clube do pai, ao lado de outras crianças. E Rute lá estava, orgulhosa e emocionada, a assistir a tudo.
Há alguns dias, a viúva de Jota partilhou uma fotografia da praia de Crosby, em Liverpool, à beira-mar. Possivelmente um dos locais por onde passeou muitas vezes, de mãos dadas, com o grande amor da sua vida.
Estas viagens a Inglaterra servirão igualmente para resolver assuntos que ficaram pendentes depois de ser obrigada a uma mudança de vida inesperada, que implicou também os filhos que, para além de perderem o pai, tiveram de se adaptar a diferentes alterações nas suas rotinas, que passaram por ir viver para um país diferente mas também ingressarem em novas escolas.
Rute tem sentido dificuldades em deixar para trás a vida de sonho em Inglaterra, país que acolheu o jogador português de braços abertos, tendo sido com tristeza e angústia que tomou a decisão de deixar a casa onde a família morava, consciente de que as memórias que a ligavam àquela cidade eram demasiado penosas para lá continuar a criar os filhos.
Recorde-se que Diogo Jota e Rute Cardoso tinham construído um vasto património em Inglaterra, não só financeiro, no valor de milhões de euros, mas também uma casa luxuosa com piscina, jacuzzi, sauna e sala de cinema em Blundellsands, Liverpool, comprada em 2022, uma coleção de carros de alta cilindrada, que incluía marcas como Range Rover, Porsche ou Ferrari, e investimentos no mundo dos negócios como a empresa Minute J Ltd (para gerir direitos de imagem) e contratos de patrocínio com a Nike e EA Sports, ou a Luna Galaxy, criada por Jota, na área dos videojogos.