
O rei emérito Juan Carlos I tem enfrentado vários problemas de saúde durante a última década. Ao longo dos últimos anos terá sido submetido a inúmeros tratamentos de medicina regenerativa para melhorar a sua mobilidade, porém parecem que nada surte efeito. O pai do rei Felipe VI está cada vez mais dependente.
Apesar do silêncio por parte da Casa Real, é por demais evidente que o estado de saúde de Juan Carlos I tem vindo a piorar. O marido da rainha Sofia deveria ter comparecido em Sansenxo no passado fim de semana, porém o antigo monarca acabou por não marcar presença na regata. Diz-se que Juan Carlos embarcou num voo de emergência para Genebra por motivos de saúde. O mesmo sofre de artrose e seu estado de saúde está agora a deixar o rei imóvel e o mesmo está agora dependente de uma cadeira de rodas e da ajuda de terceiros.
Ao ficar ao corrente da situação do pai, a infanta Elena viajou de urgência para Genebra para apoiar Juan Carlos que já se encontrava acompanhado pela outra filha, infanta Cristina [esta tem residência em Genebra]. Felipe VI também já terá viajado para a Suíça depois de ter sido avisado o delicado estado clínico do pai.