
Juan Carlos vai mesmo deixar a sua gaiola dourada em Abu Dhabi para regressar a Espanha neste verão, com o intuito de participar nas regatas de Sanxenxo.
A viagem do rei emérito, de 85 anos, para o seu país natal iria ser adiada devido às eleições gerais espanholas, que têm lugar no dia 23 de julho, muito por causa da pressão do rei Felipe VI, que acreditava que a presença de Juan Carlos iria servir de auxílio às pretensões dos partidos que se opõem à monarquia.
Contudo, por este mesmo motivo, a organização do evento que decorre na província de Pontevedra protelou a sua realização. Assim, com as regatas a ter lugar entre os dias 28 e 30 de julho, depois das eleições gerais, caíram os obstáculos ao retorno do homem que se sentou no trono espanhol entre 1975 e 2014.
No entanto, a estada de Juan Carlos em Espanha poderá ser mais duradoura do que o expectável, com Juan Luis Galiacho, diretor do ‘El Cierre Digital’, a avançar que a ideia é "ficar algum tempo". "Poderá permanecer até ir em agosto para o Reino Unido, para participar noutra regata do Campeonato do Mundo de vela. A ideia inicial é que fique em Sanxenxo, mas também poderá fazer alguma viagem", explicou no ‘Cuatro al Día’.