'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Religião

Afinal, no Vaticano não são só os homens que mandam! Há uma mulher com imenso poder

Foi o Papa Francisco que lutou para que Raffaella Petrini subisse na hierarquia do Vaticano.
Por FLASH! | 28 de abril de 2025 às 09:04
Afinal, no Vaticano não são só os homens que mandam! Há uma mulher com imenso poder
Rafaella Petrini
Rafaella Petrini
Rafaella Petrini
pub
Rafaella Petrini
Rafaella Petrini
Rafaella Petrini

Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e também presidente do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano [um cargo de grande relevância na administração civil], Rafaella Petrini é a mulher com mais poder dentro da hierarquia do Estado que é sede da Igreja Católica. Foi pela mão do Papa Francisco que esta religiosa italiana passou a coordenar os órgãos legislativos e executivos que tratam do funcionamento do Vaticano.

Mas, afinal, quem é Rafaella Petrini que mereceu a confiança do agora falecido Sumo Pontífice? A religiosa, de 56 anos, nascida em Roma,  pertence às Irmãs Franciscanas da Eucaristia, um instituto religioso de direito pontifício cuja casa-mãe fica nos Estados Unidos. A sua sólida formação académica - é licenciada em Ciências Políticas e tem um doutoramento na Universidade Pontifica São Tomás de Aquino onde é professora de Economia e Sociologia -  deu-lhe a preparação necessária para exercer tão alto cargo.

Mas a religiosa também é conhecida pela sua forte capacidade para a gestão, a sua simplicidade e um sentido de humor apurado. Foram certamente essas qualidades que a aproximaram do Papa Francisco, já que também ele comungava dos mesmos atributos. Rafaella Petrini começou a chamar a atenção quando ocupava o lugar de secretária-geral da Governação e trabalhando estreitamente com o cardeal espanhol Fernando Vérgez Alzaga.

Por altura da reforma do referido cardeal, em março passado, o Papa não hesitou em promover a religiosa italiana. Considerou que ela era a pessoa certa para assumir a liderança administrativa do Vaticano que conta com cerca de 600 habitantes e mais de 2 mil funcionários. No seu papel de presidente do Governatorado, Rafaella Petrini gere a gestão diária daquele que é o Estado mais pequeno do mundo. 


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável