
Dois meses depois da morte do marido, Diogo Jota, é em Portugal que Rute Cardoso está a refazer a vida ao lado dos três filhos, numa mudança necessária, depois de ter perdido aquele que era o seu grande amor e parceiro. Foi com enorme dor que a viúva do futebolista tomou a decisão de deixar a casa onde a família morava, em Liverpool, no entanto com a certeza de que aquela cidade apenas a confrontava de frente com o sofrimento de já não ter a seu lado o parceiro de vida.
Agora, e de acordo com a revista TV7 Dias, que falou com os avós de Diogo Jota, Rute está a viver na terra da sua juventude, em Gondomar, mais precisamente em casa da irmã, onde para já encontra o conforto necessário para que não se sinta sozinha. As duas sempre foram muito chegadas, pelo que a mudança para sua casa, nesta primeira fase, acaba por ser natural – e quase essencial – para Rute, que necessita de muito apoio. Além disso, a companheira do futebolista trouxe ainda consigo um verdadeiro 'anjo', a funcionária que já a ajudava a tratar dos filhos em Inglaterra.
"Ela tem uma empregada com ela. Ela estava com eles em Inglaterra e está agora com ela aqui por causa dos filhos. Eles tinham três, mas as outras foram embora. Só ficou a que olhava pelos meninos", explicou o avô, Fernando Silva, adiantando que em casa da irmã Rute Cardoso tem toda a base de apoio de que precisa, numa fase particularmente dolorosa.
“Os bisnetos estão em casa da irmã da Rute porque ela está em casa da irmã. Ela tem a família que lhe dá apoio."
Os meninos recebem também, frequentemente, a visita dos avós, numa altura em que a família se esforça para dar um pouco de normalidade à vida das crianças que, além de perderem o pai, foram confrontadas com uma série de mudanças, que vão desde o país à escola, numa nova vida que agora vão palmilhar em Portugal.
UM MAR DE HOMENAGENS
O tempo passa, mas o nome de Jota e do irmão, André Silva, continuam bem vivos na memória de todos, sendo que nestes primeiros tempos é recorrente que Rute Cardoso e os familiares dos jogadores marquem presença numa série de homenagens, realizadas entre Portugal e Inglaterra.
E se no arranque da Premier League, o Wolverhampton e o Liverpool brindaram a família com bonitos tributos, esta semana ficou marcada pelas cerimónias em Portugal, com uma estátua a ser erguida a Diogo Jota, e também a Jorge Costa, ao mesmo tempo que era entregue à família a medalha do atleta pela conquista da Liga das Nações.
Mais uma vez, Rute Cardoso vestiu-se de branco para a homenagem, em que recebeu o carinho de todo o plantel da Seleção, que não deixou de se comover no momento emotivo e simbólico. De todo o grupo, Rúben Neves, melhor amigo de Jota, tem estado sempre próximo do clã, honrando a promessa que fez ao seu parceiro na equipa das Quinas de que nunca iria deixar que nada faltasse à sua família.