
Em todo o escândalo que rebentou no final de 2023 graças às revelações feitas por Jaime del Burgo – que não se sabe serem verdadeiras ou não – a maior das vítimas, é sem dúvida, a rainha de Espanha. A sua imagem está indelevelmente manchada para todo o sempre. A suspeita de que possa ter traído o marido com o ex-cunhado nunca mais será apagada.
A monarquia é outras das vítimas das divulgações graves feitas pelo advogado de Navarra. Os seus alicerces foram fortemente abalados e isso pode fazer ruir a instituição. Felipe VI é, por arrasto, outro dos grandes prejudicados. A imagem que fica para a História é de um homem que foi traído pela mulher. Por fim, há ainda uma outra vítima colateral: Telma Ortiz.
A irmã da rainha e ex-mulher de Jaime del Burgo está a sofrer e muito com tudo isto. Sente-se enganada duas vezes. Pela própria irmã e pelo homem com quem contraiu casamento e que, ao parece, só casou com ela para poder continuar a manter-se próximo da rainha.
Telma e Letizia nunca estiveram tão distantes uma da outra como agora. Parece que a filha mais nova – que na verdade é a do meio, mas Érika que era a mais nova já morreu – de Paloma Rocasolano e Jesús Ortiz não quer nem ouvir falar da irmã. A relação está destruída e é, por isso, que os pais decidiram pedir ajuda aos amigos mais próximos de ambas para que possam mediar neste conflito familiar e as duas se possam reconciliar.
Além disso, Paloma Rocasolano e Jesús Ortiz temem pela saúde de Telma. Está profundamente fragilizada. Muito magoada. Ferida por dentro. Com muita dificuldade em gerir a suposta traição. Recorde-se que estes pais já perderam uma filha, Érika, que decidiu suicidar-se.