
A 20 de março, Kate Middleton anunciou finalmente a razão de estar desaparecida dos seus deveres para com a coroa britânica desde o final de 2023: estava a lutar contra um cancro. Os rumores que circulavam na altura, sugeriam que a princesa de Gales e William estavam à beira de um divórcio. Seguiu-se a cirurgia de Kate e a sua primeira declaração pública.
Cinco meses depois, regressam as teorias da conspiração à volta de Kate, e sobre as longas ausências da princesa dos deveres oficiais – nos últimos dois meses, a mulher de William esteve presente apenas em dois eventos. No entanto, e de acordo com a revista alemã 'Bunte', isso não é suficiente para os súbditos britânicos.
Apesar de garantir que Kate está a fazer "bons progressos", a revista avança que a princesa de Gales "não está fora de perigo" e que os tratamentos para o cancro mantêm-se. As constantes especulações sobre o seu estado de saúde estão a fazer vacilar a mulher de William nesta fase tão sensível. "Não faltam teorias malucas", adianta a publicação que diz que a maioria das teorias é veiculada nas redes sociais, em especial no TikTok e no antigo Twitter, hoje X. "Essa é a triste verdade", garante um dos especialistas em realeza à 'Bunte'. Um divórcio, uma gravidez de risco, a eminente participação num reality show ou o abandono total dos seus deveres reais para se juntar a Meghan Markle e a Harry estão entre as especulações mais alucinantes.
Ainda de acordo com a revista 'Bunte', tudo isto tem sido avassalador para William. Segundo a especialista em realeza, Rebecca English, todas estas teorias da conspiração à volta da mulher estão a deixar o herdeiro da coroa britânica desesperado. "Ele está com um peso enorme sobre os ombros", explica a especialista ao 'Daily Mail'.
"Está a ver a mulher passar por uma série de problemas de saúde que têm sido difíceis de esconder, tenta proteger os filhos de notícias estranhas, ao mesmo tempo que lida ainda com os problemas de saúde do pai, Carlos III, também a lutar contra um cancro, e que pode levar a que William tenha que assumir o trono mais cedo. Tudo isto é dificil", explica Rebecca que recorda que, durante muitos anos, o príncipe herdeiro e Kate Middleton sempre foram uma equipa, "um dueto", mas que agora, e face à doença da mulher, William tem de lidar com muita coisa "completamente sozinho". E tudo isto prejudica a harmonia que os príncipes de Gales tanto desejam no seu casamento, principalmente agora.