
Naquele que será decerto dos momento mais falados da cerimónia dos Óscares, Will Smith subiu ao palco para agredir Chris Rock, após este ter feito uma piada que tinha a sua mulher, Jada Pinkett Smith, como alvo, deixando o público confuso sobre se trataria de um momento real ou encenado, sendo que o que se seguiu dá indicações que será a primeira hipótese.
Tudo começou quando, antes da apresentação dos nomeados para o Óscar de melhor documentário, o comediante aproveitou para dar um ar de sua graça, insinuando que Jada iria fazer parte de uma sequela de ‘G.I. Jane’, filme de 1997 de Ridley Scott protagonizado por uma Demi Moore de cabeça rapada – refira-se que o cabelo rapado de Jada Pinkett Smith está relacionado com o facto de sofrer de alopecia.
Here's the moment Chris Rock made a "G.I. Jane 2" joke about Jada Pinkett Smith, prompting Will Smith to punch him and yell, "Leave my wife’s name out of your f--king mouth." #Oscars pic.twitter.com/kHTZXI6kuL
— Variety (@Variety) March 28, 2022
Nesse momento, Will Smith levantou-se e aparentou ter chegado a vias de facto com Chris Rock, tendo depois gritado, já de volta ao seu assento: "Tira o nome da minha mulher da p*** da tua boca." Pouco depois, a emissão caiu, aquando do discurso de Questlove, vencedor da estatueta, e, quando regressou, o rapper Sean Diddy Combs referiu, no início da sua intervenção: "Will e Chris, vamos resolver isso como família na festa [pós-Óscares]", antes de a câmara focar um Will Smith já sorridente.
Que tapa foi esse hein !!!
— ??? ( ?~ ?? ?°) (@Daniel61763791) March 28, 2022
Merecido : Will Smith a Lenda
Não foi agressão pic.twitter.com/Kkhedpqg3P
Mais tarde, no discurso após lhe ter sido atribuído o Óscar de melhor ator, Will Smith não pediu desculpas a Chris Rock, mas fê-lo à Academia e aos restantes nomeados, apesar de se ter emocionado e de se ter equiparado a Richard Williams, pai das tenistas Venus e Serena Williams, pela forma como tenta "proteger a sua família." No final, pediu para que pudesse voltar a ser convidado para a cerimónia dos Óscares no futuro, não obstante o sucedido.