
Em janeiro de 2024, a realeza dinamarquesa sofreu um grande golpe, com 85 anos, a rainha Margarida abdicou das suas funções e o seu filho mais velho, Frederico, foi proclamado rei. Na altura, Frederico X estava envolvido numa grande polémica que levou a uma crise no seu casamento com Mary Donaldson. Desde então, o povo dinamarquês tem se mostrado descontente com a prestação do rei e com várias decisões que os monarcas tomaram durante este ano e meio.
Mas foi agora que se gerou um verdadeiro caos no país nórdico. Recentemente o rei Frederico X tirou uns dias de férias, sendo que até foi visto no torneio de ténis de Wimbledon sem a sua mulher, o que aumentou ainda mais os rumores de um desentendimento entre ambos.
Na ausência do pai Frederico X, deveria ser o príncipe herdeiro Christian, de 19 anos, a assumir a regência do país, no entanto, houve uma alteração do seu calendário, e teve de ser a sua avó, a rainha Margarida, a assumir a coroa dinamarquesa após mais de um ano sem o fazer.
Esta mudança de planos foi relatada com algum desagrado por diversos jornais dinamarqueses, como o 'Billed Bladet'. A imprensa dinamarquesa soube que Christian decidiu ir de férias, seguindo os passos dos seus pais, mas tudo aconteceu espontaneamente e sem qualquer aviso.
Como se trata de um assunto pessoal, não é obrigado a comunicá-lo, mas a indignação no país nórdico face a toda a situação está bem presente. Apesar de tudo, para Margarida, isto não é um problema, uma vez que dedicou a vida à coroa dinamarquesa e está mais do que preparada para assumir esse papel temporariamente. Todo este caos colocou dúvidas sobre o futuro do príncipe e as decisões duvidosas da Casa Real dinamarquesa.