
A informação foi confirmada pelo 'Fundo de Investimento Internacional de Visegrado', segundo avança o jornal 'Polish News'. O fundo conta com a cooperação da Hungria, Polónia, República Checa e da Eslováquia e assegurou que esta foi, até ao momento, a maior doação feita por um particular de apoio à Ucrânia.
Leonardo DiCaprio fez a avultada doação à Ucrânia por razões familiares. Helene Indenbirken, nascida na Ucrânia, na região de Odessa, emigrou para a Alemanha e mais tarde para os Estados Unidos. Helene era a avó materna do ator de 'Titanic', com quem tinha uma ligação muito próxima. Foram as raízes familiares que o ligam à Ucrânia que despoletaram em DiCaprio a urgência em enviar dinheiro para o país.
A celebridade norte-americana, vencedora do Oscar de Melhor Ator em 2016, sempre viveu com a mãe e com a avó. Foi criado pelas duas mulheres e ambas foram o grande apoio da sua carreira no cinema. Helene Indenbirken morreu em 2008, com 93 anos de idade. Enquanto foi viva, a matriarca sempre acompanhou a filha e o neto nas estreias dos filmes de DiCaprio.