Princesa do Mónaco desde 2 de junho de 2011, dia em que subiu ao altar e jurou amor eterno ao píncipe Alberto do Mónaco, Charléne continua a não conseguir conquistar os monegascos que se mostram cada vez mais desiludidos com a distância da sul-africana para com eles e para com o pequeno principado.
Uma das razões para que não gostem da mulher de Alberto prende-se com o facto de ela ainda não ter aprendido a falar francês embora viva no Mónaco há já 14 anos. Consideram que ela já teve tempo suficiente para ter aulas particulares para dominar o idioma do Estado que representa.
Recentemente, a princesa voltou a ser alvo de muitas críticas nas redes sociais após ter sido desafiada a dizer algumas palavras num concurso de design de equipamentos desportivos. "Obrigada pelas vossas criações e conceções. E parabéns! Bravo!" e mais não disse. Um discurso demasiado breve que acabou por parecer mal aos presentes.
Depois do vídeo deste "discurso" ter começado a circular nas redes sociais, muitas foram as reações negativas contra a princesa. "Mora no Mónaco há muito tempo e deveria dominar melhor o idioma", "Já está na hora de ela aprender o idioma do país que a acolheu!", "Aprende francês, respeita o país que te proporciona tantos privilégios", são algumas das reações dos internautas.
Esta não é a primeira vez que Charléne é criticada pelo seu francês e chega a ser comparada à rainha Mary da Dinamarca: "Mora no Mónaco e nem consegue falar francês. Mary, da Dinamarca, fala dinamarquês perfeitamente para uma australiana."