
A rainha Letizia ao aperceber-se do desgosto da filha não perdeu tempo. Cancelou compromissos de agenda e tomou o primeiro avião com destino ao País de Gales, no Reino Unido - onde a infanta Sofia se encontra a estudar no UWC Atlantic College - para poder consolar a jovem que passou pelo seu primeiro grande desgosto de amor.
Sofia está de rastos e o desgosto da traição foi tão grande que perdeu o gosto nos estudos - as suas notas terão caído a pique - e chegou mesmo a ponderar abandonar o bacharelato. Contudo, a rainha conseguiu acalmá-la e mostrar-lhe que estas mágoas de amor fazem parte do processo de crescimento. Fez-lhe ver que até as princesas estão sujeitas a estas dores.
Mas o que é que se passou? Os órgãos de Comunicação Social espanhóis deram conta que a infanta namorava com um dos seus colegas há vá vários meses e que andava muito feliz com este romance. Só que parece que esta relação acabou da pior forma. Sofia veio a descobrir que o namorado a havia trocado por uma outra colega.
Sentiu-se enganada e humilhada e terminou tudo. Foi uma dupla traição já que a "outra" era uma das suas melhores amigas no colégio. Foi o apoio de Letizia que ajudou Sofia a ultrapassar este primeiro desgosto de amor.