
A relação de Letizia com a família do marido nunca foi boa e em diversas ocasiões o afastamento foi mais do que evidente. Mas para além dos sogros e das cunhadas, a rainha também não se dava com os parentes mais chegados de Felipe, como é o caso dos Gomez-Acebo, filhos da infanta Pilar, irmã de Juan Carlos.
Neste fim de semana, que ficou marcado pela morte inesperada de Fernando Gomez-Acebo, essa distância voltou a confirmar-se. No velório do empresário, a mulher de Felipe VI foi tratada com muita frieza por parte dos quatro irmãos do falecido. Para além das normais palavras de circunstância, ninguém mais falou com Letizia.
A rainha foi vista um pouco à margem. Sozinha e isolada do resto da família. Também lá estiveram a cunhada, a infanta Elena, e a sogra, a rainha Sofia que se fez acompanhar da sua irmã, Irene, princesa da Grécia. Só que ninguém deu qualquer importância à presença de Letizia.
A esta humilhação pública, a mulher de Felipe VI respondeu com uma grande desfaçatez. No dia seguinte já não foi ao enterro. Felipe VI compareceu sem a mulher. E este é um gesto que está a ser visto como uma enorme falta de respeito pela família real, pois como já dissemos Fernando Gomez-Acebo era um familiar muito chegado ao rei de Espanha.