
Foram reveladas esta segunda-feira, 20, mensagens de texto entre Meghan Markle, o príncipe Harry e o pai da duquesa de Sussex, Thomas Markle, da altura do noivado real.
As mensagens íntimas foram divulgadas em tribunal no âmbito do processo dos Sussex contra quatro meios de comunicação britânicos por invasão de privacidade. Por serem agora públicas, a mesma imprensa pôde revelar detalhes do drama de Meghan dias antes do casamento, em maio de 2018.
Recorde-se que Thomas Markle terá programado um paparazzi e revelou detalhes da vida de Meghan pouco antes do casamento. A polémica culminou com o agravamento do estado de saúde do profissional de cinema, que acabou por ser hospitalizado com fortes dores no coração e mais tarde falhou o casamento da filha, em Windsor, por ter feito uma cirurgia.
No dia 14 de maio, a cinco dias de subir ao altar, Harry escreveu ao sogro. "Tom, é o Harry outra vez! Preciso mesmo de falar contigo. Não precisas de pedir desculpas, percebemos as circunstâncias, mas falar em público só vai piorar a situação"; "Se amas a Meg e queres agir corretamente, por favor telefona e percebe que existem outras opções que não falar com os média, que acabaram por criar toda esta situação. Por favor, telefona para te poder explicar. A Meghan e eu não estamos zangados, só precisamos de falar. Obrigado. Oh, e falar com a imprensa traz consequências, acredita. Só nós podemos ajudar, tal como temos tentado desde o primeiro dia".
De acordo com os documentos lidos agora em tribunal, Thomas Markle não respondeu mas no mesmo dia divulgou um comunicado ao site 'TMZ' explicando que estava no hospital na sequência de um ataque cardíaco.
No dia seguinte, a atriz norte-americana escreveu uma mensagem emotiva ao pai. "Tentei falar contigo durante o fim de semana, mas não estás a atender as chamadas nem a responder às mensagens"; "Estou muito preocupada com a tua saúde e segurança e estou a tomar medidas para te proteger, mas não sei mais o que fazer se não respondes"; "Precisas de ajuda? Podemos enviar-te uma equipa de seguranças? Sinto muito por saber que estás no hospital, mas preciso que fales connosco… em que hospital estás?".
Thomas só respondeu no dia 16, informando que não poderia viajar para estar presente no casamento da filha por causa da cirurgia ao coração. Depois de uma troca de mensagens, Harry avisou o sogro para parar de falar com a imprensa e que aquele comportamento estava a causar dor a Meghan.
"O senhor Markle ficou profundamente ofendido", descreveram os advogados, e por isso respondeu com as seguintes mensagens: "Não fiz nada para magoar-te, Meghan, ou qualquer outra pessoa. Não sei nada sobre 20 telefonemas. Lamento que a minha paragem cardíaca seja um inconveniente para ti".
Depois desta mensagem, Meghan passou a desconfiar que o telemóvel do seu pai pudesse estar a ser usado por outra pessoa fingindo ser Thomas. Meghan e Harry ligaram quatro vezes em cinco minutos, pediram para Thomas atender para que tivessem certeza que era ele a escrever as mensagens, mas ninguém atendeu.