
Iñaki Urdagarín, de 50 anos de idade, protagonizou um dos escândalos que mais abalou a família Real Espanhola. Casado com a Infanta Cristina, o antigo atleta de andebol foi condenado a prisão efetiva, no âmbito do caso Nóos.
Por causa da sua implicação no escândalo de desvio de dinheiros públicos, a infanta de 53 anos de idade foi afastada da agenda oficial dos Bourbon e até de acontecimentos mais familiares, como aconteceu no aniversário do rei emérito de Espanha, Juan Carlos, com Cristina a ser uma das ausências mais notada. Iñaki Urdagarín está preso há 90 dias, ao que tudo indica, no estabelecimento prisional feminino de Brieva, em Ávila – apesar de não haver confirmação oficial do local de detenção – onde irá cumprir a pena de cinco anos e oito meses a que foi condenado.
Iñaki Urdagarín está preso há 90 dias, ao que tudo indica, no estabelecimento prisional feminino de Brieva, em Ávila – apesar de não haver confirmação oficial do local de detenção – onde irá cumprir a pena de cinco anos e oito meses a que foi condenado.
A verdade é que Mikel, Clara, Ana e Laura, quatro dos seis irmãos de Iñaki, foram vistos a entrar na prisão durante o horário de visitas. Ainda assim, a família mais próxima nunca foi fotografada a entrar na prisão. Ainda assim, Cristina e os filhos podem ter entrado através do estacionamento interior de Brieva.
O facto de estar preso numa prisão de mulheres, impede Urdagarín de frequentar os espaços comuns da restante população prisidiária, como a capela, o refeitório ou o ginásio. O marido da infanta Cristina faz exercísio físico numa bicicleta estática. Outra das atividades de Iñaki é uma pequena horta que o cunhado do rei de Espanha tem à disposição para cultivar algumas hortícolas, como tomate. Segundo Pilar Eyre, a cronista espanhola, especialista em assuntos reais, Urdagarín, devoto da Virgem Branca, tem uma imagem da santa na mesa de cabeceira para fazer as suas preces.
Segundo Pilar Eyre, a cronista espanhola, especialista em assuntos reais, Urdagarín, devoto da Virgem Branca, tem uma imagem da santa na mesa de cabeceira para fazer as suas preces.