
A rainha Isabel II já não irá estar na cidade escocesa de Glasgow para a cimeira do clima das Nações Unidas, COP26. A decisão foi tomada após a monarca ter sido aconselhada a descansar pelos seus médicos, aquando da noite que passou no hospital para se submeter a alguns exames, de acordo com o ‘The Sun.’
Assim, a rainha, que já recentemente cancelou uma viagem agendada à Irlanda do Norte, participará na conferência apenas com uma mensagem de vídeo pré-gravada, tal como, na segunda-feira passada, se reuniu com embaixadores através de videoconferência.
O tabloide britânico afirma que uma fonte próxima da rainha declara que esta lamenta não comparecer, mas que se encontra com boa disposição. Também o antigo secretário de imprensa da monarca, Dickie Arbiter, declarou no programa ‘Good Morning Britain’, que o facto de 30 mil pessoas estarem presentes e de ainda estarmos a atravessar uma pandemia conduziu a que fosse recomendável alguma precaução por parte da rainha Isabel II.
A realeza britânica estará representada na COP26 pelo príncipe Carlos, pelo príncipe William e por Kate Middleton, que se juntam a uma lista de convidados que inclui também o secretário-geral da ONU, António Guterres, o primeiro-ministro português António Costa, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, o presidente norte-americano Joe Biden, o presidente turco Recep Erdogan, o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau e a ativista Greta Thunberg.