
Faz precisamente um ano que Carlos III mostrou vontade de desalojar o irmão, o príncipe André, de Royal Lodge. Só que na altura o duque de York recusou-se a acatar o pedido do monarca para abandonar a sua residência atual, avaliada em 34 milhões de euros, que partilha com Sarah Ferguson. Mas a guerra de irmãos pode reacender-se.
Em causa está a divulgação feita pelo jornal 'Daily Mail' de várias fotografias da propriedade de trinta quartos, que antes de André foi ocupada pela Rainha Mãe, a mãe da também já falecida rainha Isabel II. As imagens atestam a degradação da mansão, algo que Carlos III não quer mesmo que aconteça.
Recorde-se que em abril de 2023, o monarca britânico tentou que o irmão se mudasse para Frogmore Cottage, mas o duque de York recusou, argumentando que havia assinado um contrato de arrendamento por 75 anos. Para aliviar as tensões familiares, comprometeu-se a fazer obras na propriedade, mas até ao momento não cumpriu a sua promessa.
Perante estas imagens, é muito possível que Carlos III volte a querer desalojar André e, desta vez, poderá ser menos compreensivo e avançar mesmo com o despejo. Quer recuperar a mansão, que fica em pleno coração do parque Windsor, e manter o duque de York à distância. Diz-se que William, Kate Middleton e os seus três filhos poderiam mudar-se para Royal Lodge depois desta ser devidamente recuperada.