'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Mundo

Nunca se viu algo assim! As lágrimas da rainha Letizia depois de ser agredida e insultada em Valência

É um grito de revolta nunca visto na monarquia espanhola. Os reis foram insultados com gritos de "assassinos" e agredidos com lama e pedras pela população de Paiporta, em Valência. Apesar de tudo, mostraram coragem e não abandonaram o local.
03 de novembro de 2024 às 17:33
2024-11-03_17_43_10 let3.jpg
pub

A visita de Letizia e de Felipe VI à localidade de Paiporta, em Valência, não podia ter corrido pior. Os monarcas, assim como o primeiro-ministro Pedro Sanchéz e Carlos Mazón foram recebidos de forma hostil pela população. Durante parte do percurso ouviram apupos e gritos de raiva: "Assassinos", "Fora daqui", foram alguns que as câmaras de televisão apanharam.

Para além disso os monarcas e os politicos espanhóis foram bombardeados com pedras e lama, a ponto de a polícia montada, que acompanhava a visita, os ter que escoltar para fora dali, interrompendo a visita que acontece cinco dias depois da tragédia na região.


Apesar deste momento assustador, a mãe das infantas Sofia e Leonor, quis falar com alguns populares mais calmos e ouvir suas queixas e as suas trágicas histórias. Enquanto Felipe VI acalmava a multidão, Letizia, mesmo com o rosto manchado de lama dirigiu-se a uma popular que começou a chorar mal se agarrou à monarca, que também não aguentou as lágrimas.

A rainha ainda em choque, com o que vivera minutos antes, mostrou-se disponível a ouvir a mulher, que acabaria por se sentir mal e desmaiar sendo socorrida por outros populares. Letizia manteve-se ao lado desta até ela dar de si. Outra jovem, aproveitando o momento, aproximou-se da rainha. "Não é por sua cauasa, senhora. Não é por sua causa", explicava referindo-se à forma que os monarcas haviam sido recebidos e apontando para Pedro Sanchez, mas especialmente para o presidente da região valenciana Carlos Mazón.

Depois, e temendo que o caos voltasse a polícia escoltou Letizia, não sem antes alguns populares pediram desculpa à rainha pela situação antes vivida.

A visita, apesar de tudo era suposto continuar, desta feita para a vila de Chiva, mas o receio por parte das autoridades acabou por deter o rei que estava decidido a continuar mesmo depois deste trágico inicio de visitas. Felipe VI, mesmo assim, garantiu, que irá averiguar o que levou a que o aviso da tempestade fosse recebido na região de forma tão tardia levando a que 213 pessoas perdessem a vida e mais de duas mil continuem desaparecidas.

Entretanto visivelmente consternada, Letizia acabaria por ser retirada do local.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável