
Antonio Banderas acusou o governo espanhol de negligência e de não saber gerir a tragédia em Valência, cujas cheias provocadas pelo fenómeno meteorológico DANA - também chamado de 'gota fria' - já causaram mais de 150 mortos e deixaram um verdadeiro rastro de destruição por toda a região.
O ator espanhol, que vive entre o Reino Unido, EUA e Espanha, não poupou críticas ao governo de Pedro Sánchez.
"Porque não enviam para as aldeias valencianas afetadas pelo DANA helicópteros do Exército com comida, água e medicamentos? Porque não [enviam] bombeiros para abrir estradas, centros de comunicação portáteis, hospitais de campanha? Porque não utilizam melhor os nossos impostos e recursos? Porquê?", escreveu.
As autoridades espanholas assumiram esta quinta-feira à noite que ainda permanecem "dezenas e dezenas" de pessoas desaparecidas nas áreas afetadas e devastadas pelo mau tempo.
Contudo, apesar das acusações de Banderas, a ministra da Defesa Margarita Robles garante que há mais 500 militares no terreno e nos próximos dias serão incorporados mais elementos das Forças Armadas, "todos os necessários".
"Estamos a trazê-los de toda a Espanha", afirmou, em declarações à TVE.
O DANA causou chuvas torrenciais e ocorrências consequentes da enchurrada em diversos pontos de Espanha, tratando-se de um fenómeno que afeta especialmente a costa do Mediterrâneo.