
A rainha Isabel II está prestes a tornar-se, no dia 6 de fevereiro, na primeira monarca a festejar 70 anos no trono britânico, valendo-lhe a possibilidade de celebrar o Jubileu de Platina. O Palácio de Buckingham já revelou, através das suas redes sociais, o plano de festas para assinalar este marco da rainha.
Tal como aconteceu nos Jubileus de Ouro e Diamante, o fim-de-semana de celebração será em junho, devido às melhores condições climáticas, de acordo com a BBC. Em adição, existirão quatro dias de feriado nacional, entre os dias 2 e 5 do mesmo mês.
On February 6 this year, The Queen will become the first British Monarch to celebrate a #PlatinumJubilee.
— The Royal Family (@RoyalFamily) January 10, 2022
A thread on what to expect throughout the year as we celebrate Her Majesty’s 70 years of service to the UK and Commonwealth.
https://t.co/6RW1hMMKfv pic.twitter.com/8gAUTe1Zqf
O epicentro das festividades será efetivamente nesta semana, ainda que, por motivos de saúde, seja ainda incerto se a Isabel II irá nelas figurar em pessoa.
Para o dia 2 de junho, está agendada o desfile de aniversário da rainha, enquanto que no dia 3, existirá um serviço religioso de ação de graças na Catedral de São Paulo.
O dia 4 será marcado por um concerto especial no Palácio de Buckingham com vários artistas de renome convidado.
Finalmente, no dia 5, poderão ser vistas três exposições, no palácio real, no Castelo de Windsor e no Palácio de Holyroodhouse, assim como o Grande Almoço do Jubileu – composto por vários almoços espalhados pelo país, com já mais de 1400 pessoas registadas para organizá-los – e um concurso de talentos celebrativo.
A primeira atividade neste âmbito, no entanto, começou já na passada segunda-feira, com as candidaturas a abrirem para a criação de um novo pudim, que irá ser uma parte fulcral das celebrações, cuja final terá lugar em março.