
Há uma nova polémica a envolver a família Trump. Jared Kushner, o marido de Ivanka Trump – e atual conselheiro do sogro, o presidente dos EUA, Donald Trump – está a ser acusado de ter usado dinheiro destinado a desenvolver bairros sociais para financiar a construção de um arranha-céus de luxo em Nova Jérsia.
O caso remonta a 2015. O jornal 'Washington Post' acusa a Kushner Companies – a empresa do ramo de imobiliária de Kushner, fundada pelo seu pai, Charles Kushner – de se ter aproveitado de uma "brecha" na lei, que prevê que se possam redesenhar mapas no processo de candidatura ao financiamento externo – destinado exclusivamente a projetos localizados em zonas empobrecidas e com índice alto de desemprego.
Segundo o jornal, Kushner e os seus sócios redefiniram o mapa da área circundante do futuro edifício, alargando-a a um perímetro de 6 quilómetros... de forma a parecer que o arranha-céus ficaria perto dos vários bairros sociais da zona.
Graças ao "esquema" – apesar de tudo, legal – Kushner conseguiu um financiamento de mais de 44 milhões de euros para a construção do prédio de 50 andares, a que chamou 65 Bay Street.