Há meses que se especulava sobre o assunto: primeiro que Brooklyn estaria zangado com um dos irmãos, por este ter começado a namorar com uma 'ex' sua, depois, afinal, que as divergências já eram com os pais e por fim Victoria era colocada no centro da narrativa, com a imprensa norte-americana a afirmar que a Posh Spice teria arruinado o casamento do filho, roubando a 'dança' à noiva, Nicola Peltz, para protagonizar um momento a dois com o filho mais velho.
Nos meses seguintes a essa informação ter vindo a público, muitos disseram que tudo não passaria de um enorme exagero e que a reconciliação não tardaria a chegar. No entanto, esta segunda-feira, Brooklyn partiria a loiça toda através de um comunicado demolidor partilhado nas stories do Instagram.
"Não quero reconciliar-me com a minha família. Não estou a ser controlado, estou a defender-me pela primeira vez na vida. Durante toda a minha vida, os meus pais controlaram as narrativas na imprensa sobre a nossa família. As publicações nas redes sociais, os eventos familiares e as relações [não verdadeiras] têm sido uma constante na vida em que nasci. Recentemente, vi com os meus próprios olhos até onde eles são capazes de ir para colocar inúmeras mentiras nos meios de comunicação, principalmente à custa de pessoas inocentes, para preservar a sua própria fachada. Mas acredito que a verdade vem sempre à tona", começou por escrever o jovem, em resposta aos rumores de que seria dominado pela mulher e pela milionária família Peltz.
Entre outras coisas, o jovem acusou a família de viver em torno de uma fachada e que nunca aceitaram a sua relação amorosa, que tentaram sempre arruinar até ao dia do casamento.
"Os meus pais têm tentado arruinar a minha relação desde antes do meu casamento, e isso não parou. Quando o vestido da Nicola estava a ser feito, a minha mãe mandou parar tudo à última hora, apesar de ela estar muito entusiasmada para usar o seu modelo, forçando-a a encontrar um vestido novo com urgência. A minha mãe roubou a minha primeira dança com a minha mulher, que tinha sido planeada semanas antes ao som de uma romântica canção de amor. Diante dos nossos 500 convidados, Marc Anthony chamou-me ao palco, onde estava previsto que eu dançasse romanticamente com a minha mulher, mas, em vez disso, a minha mãe estava à minha espera para dançar comigo. Ela dançou comigo de forma muito inadequada diante de todos. Nunca me senti tão desconfortável ou humilhado em toda a minha vida."
Brooklyn revelou ainda que a gota de água aconteceu no 50.º aniversário, quando viajou com a mulher dos EUA para Londres na tentativa de estar com ele. "A minha mulher tem sido constantemente desrespeitada pela minha família, por mais que tenhamos tentado unir-nos. A minha mãe convidou repetidamente mulheres do meu passado para entrar nas nossas vidas – claramente com a intenção de nos deixar desconfortáveis. Apesar disso, viajámos para Londres para o aniversário do meu pai e fomos rejeitados durante uma semana, enquanto esperávamos no nosso quarto de hotel a tentar planear algum tempo de qualidade com ele. Ele recusou todas as nossas tentativas, a menos que fosse na sua grande festa de aniversário com uma centena de convidados e câmaras em todos os cantos. Quando ele finalmente concordou em ver-me, foi com a condição de que a Nicola não fosse convidada. Foi uma bofetada na cara. Mais tarde, quando a minha família viajou para Los Angeles, eles recusaram-se a ver-me."
VICTORIA DESABA APÓS POLÉMICA
Depois de toda a polémica tornada pública pelo filho mais velho, os Beckham remeteram-se ao silêncio. Ainda durante a manhã, o antigo futebolista foi confrontado pelos media sobre o assunto, mas preferiu não abordar diretamente a questão, deixando apenas uma declaração geral sobre a educação dos filhos. "Eles cometem erros, mas as crianças têm permissão para errar. É assim que elas aprendem. É isso que eu tento ensinar aos meus (quatro) filhos", disse. "Às vezes, precisas de os deixar cometer esses erros também", disse, enquanto para Victoria, que é descrita pelo filho como a grande vilã desta história, o silêncio foi total. De acordo com o 'Daily Mail', a antiga Spice Girl está "devastada" depois do escândalo. "Está em pedaços, vai ser muito difícil reerguer-se disto", diz uma fonte, acrescentando que, no entender da família, Brooklyn está a ser "manipulado" pela poderosa família Peltz e pelos seus advogados.
O pai de Nicola, Nelson Peltz, é sócio-fundador de um fundo de gestão de investimentos com sede em Nova Iorque e foi anteriormente diretor de várias marcas globais, incluindo a Heinz, tendo amealhado uma considerável fortuna, estimada em 1,6 mil milhões de dólares. Já a mãe, Claudia, foi uma modelo de sucesso nas décadas de 80 e 90. Os dois estão juntos há mais de 40 anos e tiveram oito filhos (Nelson tem mais dois de outros dois casamentos anteriores), numa família abençoada por uma fortuna bilionária, sendo que desde o início que se terá sentido uma certa competição entre os poderosos clãs, com uma espécie de braço-de-ferro de classes, uma vez que os Peltz frequentam a elite nova-iorquina, com amizade estabelecida com alguns magnatas, como é o caso de Elon Musk. "Houve desde logo uma certa fricção. De um lado estava o status quo estabelecido, do outro os mediáticos Beckham", diz uma fonte à imprensa britânica.
Publicamente, os sinais de mal-estar começaram a ser evidentes e quando estreou o documentário sobre a vida de David Beckham na Netflix, Victoria foi filmada como que a ignorar a nora. Tudo isto aumentou a animosidade da família Peltz em relação aos Beckham, até terem chegado a um ponto de divergência total. Neste momento, há ainda outra questão em jogo, uma vez que Victoria é a detentora da marca registada em nome do Brooklyn, que expira no final do ano. A marca engloba todo o tipo de projetos relacionados com aparições televisivas, marcas de cosmética, e comercialização de qualquer tipo de produtos, sendo que o filho mais velho do casal tem trabalhado ativamente com os advogados da mulher no sentido de recuperar a marca, registada em 2016 pela mãe, até agora sem sucesso, sentindo que, de alguma forma, a própria mãe o mantém de 'pés e mãos atados', comprometendo o seu futuro.
De acordo com a imprensa internacional, os Beckham estão ainda preocupados com o impacto que tudo isto terá na marca que construíram e como pode deitar tudo a perder no império. "Eles construíram esta marca com base em valores como a família e confiança. E apesar de a guerra com o filho ser pública, eles tentaram sempre relativizar a situação, fazendo crer que tudo se resolveria, que amavam Brooklyn. Mas as declarações dele são arrasadoras", diz uma fonte, acrescentando que entre os Beckham há uma forte convicção de que o filho está a ser manipulado por uma família muito poderosa, a de Nicola, de quem acabou por ficar mais próximo ao mudar-se para os Estados Unidos.
Nicola, hoje com 31 anos, cresceu em Nova Iorque e conta que os pais sempre foram contra a sua carreira de atriz. "Cresci a jogar hóquei no gelo, e o meu pai queria muito que eu me concentrasse no hóquei, achava o máximo", conta, acrescentando que a família só aceitaria a ideia depois de ela ter conseguido o primeiro papel como atriz. Ainda assim, garante ter de se esforçar em dobro para provar o seu talento, uma vez que o facto de ser herdeira de uma considerável fortuna leva sempre a inúmeras críticas. "Dizem que eu não trabalho, que estou numa posição de privilégio".
Em relação a Brooklyn, fontes ligadas aos Beckham dizem que se deixou ofuscar pelo poderio dos Peltz, ao ponto de rejeitar a sua família, algo que ele nega. "A narrativa de que a minha mulher está a controlar-me é completamente falsa. Fui controlado pelos meus pais durante a maior parte da minha vida. Cresci com uma ansiedade avassaladora. Pela primeira vez na minha vida, desde que me afastei da minha família, essa ansiedade desapareceu. Acordo todas as manhãs grato pela vida que escolhi e encontrei paz e alívio. Eu e a minha mulher não queremos uma vida moldada pela imagem, pela imprensa ou pela manipulação. Tudo o que queremos é paz, privacidade e felicidade para nós e para a nossa futura família."