
O círculo mais próximo de Juan Carlos tem lutado para realizar o desejo do rei emérito de regressar a Espanha, mas tem lidado com vários obstáculos.
De acordo com a 'Vanitatis', as maiores dúvidas são onde o pai de Felipe VI vai viver e como vai pagar as suas despesas enquanto é investigado pelo fisco espanhol.
"Há muita gente disposta a convidá-lo para tudo, a cobrir os seus gastos e ajudá-lo em tudo, inclusiva na questão económica", disse uma fonte àquela publicação. "Mas não se sabe se o governo e a coroa vão permitir. Cada vez que vejam alguém num restaurante, num barco, numa cidade, onde quer que seja, terão que dar explicações de quem pagou? Isto é incómodo e seria preciso encontrar uma solução".
As infantas Elena e Cristina são as figuras chave deste regresso de Juan Carlos a Espanha. O rei emérito já comentou que quer "morrer em casa", na Zarzuela, mas é um cenário difícil após toda a polémica que o obrigou a exilar-se em Abu Dhabi.
Se ficar em Madrid, a próxima morada de Juan Carlos poderá ser na casa da filha Elena, ou na casa de algum dos seus amigos.
Outra opção é ainda uma mudança para a Galiza, onde viveria na casa de Pedro Campos, amigo íntimo do rei emérito, que partilha o gosto pelas regatas. Na Galiza também teria uma rotina mais discreta, com menos pressão da imprensa.