
A avó da rainha Letizia, María del Carmen Álvarez del Valle, carinhosamente tratada por Menchu, foi enterrada esta amanhã, 28 de julho, no cemitério 'El Carmen', na localidade de Ribadesella, nas Astúrias, tal como a própria estipulou ainda em vida.
A antiga jornalista foi sepultada na mesma campa onde se encontram os restos mortais do marido, José Luis Ortiz Velasco, falecido em 2005 e com esteve casada desde 1949; e da sua filha, Cristina Ortiz, que morreu em 2001.
Apesar de ter sido uma cerimónia muito íntima e reduzida aos familiares mais chegados, a ausência dos reis de Espanha, especialmente da rainha Letizia, está a criar uma grande estupefação entre os espanhóis. Ninguém duvida de que a mulher de Felipe VI esteja a sofrer com esta perda, mas não entendem a razão pela qual optou por não viajar para as Astúrias para se despedir da avó.
Entre as poucas pessoas que participaram na cerimónia, destaca-se os dois filhos de Menchu: Jesús –pai da rainha– e Henar Ortiz. Chegaram juntos ao cemitério e foram confortados pelos amigos mais próximos.