
Assinala-se esta sexta-feira o 16.º aniversário de casamento dos reis de Espanha. Letizia e Felipe VI casaram a 22 de maio de 2004 em Madrid, apesar de ter havido alguma resistência inicial por parte do rei emérito Juan Carlos, que não queria que o filho casasse com uma jornalista divorciada.
Porém, o amor falou mais alto e, segundo "reza a lenda", Felipe terá feito um ultimato ao pai de que abandonaria o seu futuro lugar no trono. "Ou é a Letizia ou vou-me embora", terá dito.
No entanto, no dia do casamento, algumas coisas não correram como o previsto.
Em primeiro lugar, a noiva estava doente no seu grande dia. Segundo a 'Vanitatis', Letizia estava muito constipada e chegou a ter febre. Chegou mesmo a perder peso nos dias antes do casamento e por isso o vestido de noiva não assentou tão bem como era suposto.
Houve outra questão importante - o pesadelo de todas as noivas - e que se tratou simplesmente de azar: no dia do casamento, quando Letizia se preparava para sair do Palácio Real em direção à Catedral de Santa María la Real de la Almudena... abateu sobre a cidade uma forte chuva torrencial.
Esta contrariedade fez com que fosse levada à pressa para dentro do Rolls-Royce. Já dentro da catedral, ouviu-se um ruidoso trovão precisamente quando os noivos faziam os votos matrimoniais.
Houve ainda um momento caricato, em que as câmaras de televisão apanharam o príncipe Froilán, o filho mais velho da infanta Elena, na altura com 6 anos, a dar um pontapé à prima, em plena missa.
Terá sido nesse momento que começou a sua fama de 'l’enfant terrible'.