
O Património Nacional espanhol abriu um concurso para as despesas de limpezas extras do Palácio de Marivent, em Palma de Maiorca, no valor de meio milhão de euros, noticia o jornal 'Ultima Hora'.
O concurso está a ser lançado dias antes da visita do rei Felipe VI e da rainha Letizia junto com as filhas, os sobrinhos e as infantas Cristina e Elena, que devem chegar a Marivent na próxima semana para as férias de verão.
A limpeza de meio milhão de euros, que vai complementar o que já é feito por outra equipa fixa ao longo do ano, prevê a manutenção de todos os espaços de Marivent, como o ginásio, centro médico, as salas de segurança, a lavandaria e ainda inclui serviços como a lavagem dos carros oficiais.
Em troca, a empresa de limpeza deverá ter máquinas específicas escolhidas pelo Património Nacional e ainda cumprir um contrato com cláusulas vitalícias de confidencialidade e com proibição de fotografias ou desenhos do interior do palácio.
O valor de meio milhão de euros não é para uma limpeza pontual. Trata-se de um contrato de cinco anos, com um orçamento de 100 mil euros ao ano, que poderá aumentar caso haja trabalho nos finais de semana e nos feriados, quando os funcionários recebem uma taxa extra no ordenado. Contas feitas, a empresa receberá uma média de 273 euros por dia para a manutenção do palácio.
Contudo, trata-se de um pagamento que se soma ao que o governo espanhol já faz à equipa que fica todo o ano em Marivent. Recorde-se que a família real espanhola normalmente visita o Palácio de Marivent nas férias de Páscoa e do verão.