
Esta terça-feira, 31 de outubro, afigura-se como um dia histórico na monarquia espanhola, com a chegada à maioridade da princesa Leonor, assinalada através do juramento da Constituição da herdeira ao trono no Congresso dos Deputados, em Madrid, antes de uma outra cerimónia no Palácio Real, também na capital.
No meio da felicidade inerente a este dia marcante para a princesa das Astúrias, saltou à vista o ar sisudo da rainha Letizia, não transparecendo quaisquer emoções durante a maioria deste itinerário de celebrações.
De acordo com a ‘Semana’, a mulher do rei Felipe VI, de 51 anos, mordeu os lábios, suspirou por diversas vezes, mostrou tiques nervosos, mãos tensas e postura estática, num misto de gestos que provocou mistério entre os fãs da monarquia, que foi entendida como uma mostra de preocupação ou de inquietação, ou quiçá, um ‘cocktail’ dos dois.
Houve, todavia, uma exceção, que se deu na sala de jantar de gala do palácio real espanhol, quando a princesa Leonor abraçou a rainha Letizia, que devolveu o enternecedor gesto e depois proferiu algumas palavras indecifráveis, e não conteve um sorriso de felicidade que coroou este momento da sua mais velha descendente.