
A princesa Leonor festejou nesta terça-feira, 31 de outubro, o seu 18.º aniversário, marco que acarretou o dever de fazer o juramento à Constituição e o receber do seu pai, o rei Felipe VI, o Colar da Ordem de Carlos III, a mais alta distinção do reino espanhol.
Para assinalar esta data plena de solenidade, a princesa herdeira ao trono espanhol discursou no Congresso dos Deputados, em Madrid: "Quero agradecer ao Senhor Presidente do Governo e aos ministros que me ofereceram o Colar da Ordem de Carlos III, uma distinção tão intimamente ligada ao serviço do Estado e à nossa monarquia parlamentar. A partir de hoje, incorporo o seu lema valioso, virtude e mérito, na minha condição de Princesa das Astúrias e herdeira da coroa", começou por dizer.
"Ao completar hoje 18 anos e atingir a maioridade, prestei o juramento previsto na nossa Constituição. Jurei desempenhar fielmente as minhas funções, defender e fazer defender a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas e ser fiel ao rei", agregou.
"Nesse espírito e com um grande sentido de dever: conduzirei as minhas ações em todos os âmbitos da minha vida, tendo sempre em conta os interesses gerais da nossa nação, terei um comportamento que mereça o reconhecimento e o apreço dos cidadãos e cumprirei com as minhas obrigações com total dedicação e uma devoção incondicional, procurando sempre crescer como pessoa, com o afeto e apoio da minha família", continuou.
"Prestei, ademais, o juramento de fidelidade ao rei. Não só à sua pessoa, mas também ao que a coroa simboliza e representa: a unidade e a permanência de Espanha. Lembro-me muito bem do que o meu pai, o rei, me disse quando me impôs o Tosão de Ouro: 'Guiar-te-ás permanentemente pela Constituição, cumprindo-a e defendendo-a, e servirás Espanha com humildade e consciente da tua posição institucional’. São palavras que terei muito presentes em todos os momentos", disse a princesa Leonor.
"Devo-me, a partir de hoje, a todos os espanhóis, a quem servirei em todos os momento com respeito e lealdade. Não há orgulho maior. Neste dia tão importante – que irei recordar sempre com emoção – peço-vos que confiem em mim, como eu depositei toda a minha confiança posta no futuro da nossa nação, no futuro de Espanha. Muito obrigado", completou.