
O príncipe Harry chegou a acordo com o News Group Newspapers (NGN), o grupo de jornais britânico detido por Rupert Murdoch que inclui o 'The Sun'. O seu advogado, David Sherborne, revelou que a NGN concordou em pagar uma indemnização que, de acordo com a imprensa britânica, se trata de "uma soma de oito dígitos", portanto muitos milhões de euros.
Recorde-se que Harry estava a processar a NGN, acusando os jornais do grupo de terem obtido informações privadas sobre ele de forma ilegal.
O julgamento devia ter começado na terça-feira, mas, após algumas conversações – e para surpresa da imprensa internacional – as duas partes chegaram a acordo.
O grupo acabou por assumir que "houve irregularidades" no 'The Sun' – o que o advogado de Harry considerou tratar-se de "uma vitória monumental" – e concordou em pagar vários milhões de indemnização.
"A NGN apresenta um pedido de desculpas completo e inequívoco ao duque de Sussex pela grave intromissão do 'The Sun' entre 1996 e 2011 na sua vida privada, incluindo incidentes de atividades ilegais levadas a cabo por investigadores privados que trabalhavam para o 'The Sun'", começou por dizer o advogado.
"A NGN pede ainda desculpa ao duque pelo impacto que teve sobre ele a extensa cobertura e a grave intrusão na sua vida privada, bem como na vida privada de Diana, princesa de Gales, a sua falecida mãe, em particular durante a sua juventude", acrescentou.
Recorde-se que Harry está também a processar a Associated Newspapers – a editora do 'Daily Mail' – pelos mesmos motivos. Este processo deverá ir a julgamento no próximo ano. A ver vamos se o príncipe terá a mesma "sorte" dessa vez.