
Matthew Perry foi encontrado morto no jacuzzi de sua casa, aos 54 anos, no passado sábado, após uma vida a lutar contra o vício que obstaculizou a sua vida, não obstante o sucesso que lhe foi trazido pela sua interpretação da personagem Chandler Bing na série ‘Friends’.
Em novembro de 2022, numa conversa com Tom Power no Hot Docs Ted Rogers Cinema, em Toronto, a propósito do lançamento da sua autobiografia ‘Friends, Lovers and the Big Terrible Thing’, o ator revelou uma situação da sua infância, que acabou por ter um impacto em toda a sua vida.
"Eu não culpo os meus pais por isto, e vão ver porquê. Eu era um puto com cólicas e eu estava sempre a chorar. Os meus pais levaram-me a um médico e ele disse: ‘Se o vosso bebé chora, deem-lhe isto’. E era fenobarbital, que é um dos principais barbitúricos e uma coisa muito viciante. E eu tinha 30 dias de vida, e eles deram-me isso durante 30 dias", relatou Matthew Perry.
"Há fotografias minhas em que parecia desmaiado e riam-se porque bebés pedrados têm piada, aparentemente. Eu sei que me afetou o sono para sempre, e eu tenho quase a certeza que era por causa disso. Mas se eu fosse um pai em 1970 e um médico me desse isso e o bebé parava de chorar, eu também o faria, mas agora é tipo: ‘Estás louco ou quê, c******?’", concluiu.
Matthew Perry estimou em 2022 que passou por processos de desintoxicação em 65 ocasiões e deu entrada em clínicas de reabilitação 15 vezes, avaliando o custo destas tentativas de se tornar sóbrio, por culpa do vício em Vicodin, metadona e anfetaminas, em nove milhões de dólares, valor equivalente a 8,5 milhões de euros.