
A rainha emérita foi obrigada a terminar as suas férias em Palma de Maiorca antes do tempo. Sofia teve de fazer as malas e deixar o Palácio de Marivent, o único sítio onde se sente verdadeiramente em casa e onde desfruta de uma paisagem que a faz lembrar o seu país natal: a Grécia. Ali, é feliz.
Só que este ano, foram muitos os precalços que acabaram por lhe estragar as férias nas Baleares. As tensões familiares, a falta de apoio das duas filhas de Felipe VI e de Letizia, a princesa Leonor e a infanta Sofia, e as perdas que sofreu, entre as quais o seu tio, o príncipe Miguel da Grécia, provocaram-lhe uma grande tristeza.
Mas o pior de tudo é mesmo o agravamento do estado de saúde da sua irmã, a princesa Irene que é carinhosamente tratada pela família como 'tia Pecu'. O facto de ter piorado obrigou Sofia a encurtar as férias e regressar a Madrid. Hoje, a mãe de Felipe VI está cada vez mais só e fragilizada.
As infantas Elena e Cristina, tal como o próprio monarca, têm tentado animá-la e preocupam-se com o seu estado anímico e físico, mas têm-se mostrado impotentes para reverter esta situação. Sofia está triste e sente-se muito mais sozinha desde que a irmã adoeceu, pois ela sempre foi a sua grande amiga e confidente.