
A Cimeira da NATO, em Haia, deixou vários momentos para a história. A rainha dos Países Baixos foi a anfitriã perfeita e, longe de ficar em segundo plano, já que foi ela que fez todas as manchetes com um gesto que deu a volta ao mundo.
Donald Trump, chegou esta quarta-feira, dia 25, aos Países Baixos. Num gesto simbólico, os monarcas holandeses quiseram mostrar consideração pelo presidente dos Estados Unidos e não hesitaram em convidá-lo a ficar hospedado no palácio real, convite este que Trump aceitou.
Foi então que, durante uma sessão de fotografias, algo insólito aconteceu. Trump e o rei Willem-Alexander conversaram e riram um pouco, enquanto Máxima permaneceu quieta e continuou a sorrir para as câmaras. "Essa é a foto que queremos", disse Trump, enquanto o monarca dizia: "Bem, espero que tenha dormido bem!".
Enquanto se dava esta troca de impressões, Máxima pareceu troçar com a maneira como Trump fala, sem este se aperceber.
Veja aqui o momento que está a correr o mundo:
Os peritos em protocolo real não tardaram em comentar o sucedido: "O protocolo, na sua essência, não é apenas um conjunto de regras formais, mas um instrumento de diplomacia. Destina-se a preservar a neutralidade, a cortesia e a representação imparcial de uma nação, especialmente quando se trata de chefes de Estado ou de membros de famílias reais. Neste contexto, a troça, por mais espontânea ou privada que seja, põe em causa esse equilíbrio".
"Tal imitação, mesmo em tom de brincadeira, pode ser entendida como desrespeitosa para com um líder de outro país, comprometendo a imagem de imparcialidade que se espera da realeza", advertem ainda os peritos, citados pelo 'Lecturas'.
Apesar das críticas, a Maxima da Holanda acabou elogiada nas redes sociais: "Nunca fui fã da nossa monarquia rígida, mas a rainha Máxima arrasa! Trate-o como um bebé!"; "Rainha Máxima! Adoro-a!" ou "Que 'rainha' ".