
Leão XIV presidiu ontem, domingo 18 de maio, à sua primeira missa pública na Praça de São Pedro, no Vaticano. A assistir estavam altos dignitários estrangeiros, como é o caso dos reis de Espanha, Felipe e Letizia, o príncipe Alberto do Mónaco, que se fez acompanhar de Charlene, dos reis da Bélgica, Philippe e Mathilde, e até do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Quem também assistiu à Missa Inaugural de Pontificado foi o irmão mais velho de Leão XIV e parece que não houve tempo para um encontro entre os dois irmãos antes da cerimónia religiosa. Esse encontrou acabou por acontecer após da missa, no interior da Basílica de São Pedro.
Estava o Papa a cumprimentar os convidados estrangeiros quando apareceu à sua frente o mais velhos dos manos Prevost e a mulher deste. Louis esticou a mão ao irmão seguindo as regras exigidas pelo protocolo. Contudo, Leão XIV não quis saber das formalidades do momento e acabou por dar um caloroso abraço a Louis.
Irmãos e cunhada acabaram por prolongar este reencontro trocando algumas palavras entre eles. Diga-se que este momento não estava previsto no "alinhamento" das cerimónias.