
"Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz", é um provérbio usado de forma recorrente para ilustrar a incapacidade de praticar os valores que se defendem. E é aqui evocado para falar de um suposto vício da rainha Letizia e de quanto ela se mostra avessa a tudo o que diz respeito a isso.
Ainda não percebeu nada? Passamos a explicar: o passado da antiga jornalista tem sido passado a crivo fino e descobriu-se que, afinal, a rainha que dá a cara por campanhas anti-tabágicas e não suporta que fumem ao pé de si, foi uma fumadora nos seus tempos de juventude.
Essa verdade veio a público através do livro 'Letizia, Uma Rainha Impaciente', de Leonardo Faccio. Diz o autor que se trata de uma "adição incontrolável por tabaco". Terá chegado incluisvamente a vender tabaco nas ruas de Guadalajara, México, quando trabalhou para uma empresa tabaqueira.
Tendo sido uma ex-fumadora, o jornalista Jaime Peñafiel não perdoa a intransigência de Letizia, que para o exterior é uma feroz antitabágica: "O mais estranho e surpreendente é que a rainha assumiu uma acérrima luta contra o tabaco. Considera-o uma "doença e uma ameaça social e médica". Não se viu fumar em público nem tolera que fumem na sua presença", escreveu o conhecido cronista.
Já Leonardo Faccio, acredita que a mulher de Felipe VI só é intolerante ao tabaco fora das portas do palácio da Zarzuela, pois está convicto que ela ainda mantém o vício.