'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Intransigente, Letizia não quer saber dos “namoricos” da princesa Leonor, mas já escolheu o noivo ideal para a filha

A herdeira do trono de Espanha poderá estar a viver o seu primeiro amor com um colega que conheceu no colégio UWC Atlantic, no País de Gales. A princesa estará tão empolgada com este namoro que até falhou o ponto alto das festividades natalícias no seu país, o Dia de Reis. Já a mãe, a rainha Letizia, mostra-se determinantemente contra a paixão e, embora seja plebeia, prefere que a filha se relacione com alguém que também tenha sangue azul, como é o caso do príncipe Christian, da Dinamarca. Assiste-se ao primeiro braço de ferro no seio da família real espanhola. Felipe VI poderá ser chamado a intervir.
Ana Cristina Esteveira
Ana Cristina Esteveira
06 de janeiro de 2022 às 23:55
Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic
pub
Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic

Ontem, 6 de janeiro, foi feriado em Espanha já que o Dia de Reis é o ponto alto das festividades natalícias. Além de ser o dia em que se trocam presentes, é uma data muito importante para a família real espanhola que, sendo católica, dá grande relevância a esta tradição secular. Ainda assim, a princesa Leonor já não celebrou com os pais, Letizia e Felipe VI, e a irmã, a infanta Sofia. Contra todas as expectativas, a herdeira do trono viajou para o País de Gales, onde estuda no UWC Atlantic College. Depois de umas férias de quase um mês em Espanha, a filha mais velha dos reis do país vizinho regressou ao País de Gales, e retomou as aulas na passada quarta-feira, 5 de janeiro.

Letizia mostrou-se orgulhosa da determinação da filha em não querer falhar o início de mais um período letivo, mesmo que, para isso, tivesse que quebrar a tradição de estar com a família no Dia de Reis.  Contudo, depressa se apercebeu que por trás da decisão de Leonor havia algo mais. Correm rumores de que a jovem espanhola está apaixonada por um colega e ele, sim, é a razão maior de ela querer regressar ao colégio quanto antes. Ao que parece trata-se de um rapaz de 16 anos [a mesma idade de Leonor] que é descrito por uma amiga da princesa e também estudante do mesmo colégio como "alto, magro, muito bonito, estrangeiro e companheiro de internato", conforme avança o site ‘Informalia’.  A identidade continua, no entanto, em segredo. Apenas um grupo muito restrito de amigos estão a par desta paixão. Tudo para proteger o casal de namorados, pois sabe-se que caso se descubra quem é o jovem que conquistou o coração de Leonor deixará de haver paz.

Princesa Leonor, UWC Atlantic
Princesa Leonor, UWC Atlantic Foto: casa real espanhola

IDENTIDADE MANTIDA EM SEGREDO

Mas pior que a curiosidade da imprensa, é mesmo a oposição de Letizia, pois esta não quer saber dos namoricos da filha e só exige que ela se foque nos estudos e tenha a formação adequada para um dia assumir a enorme responsabilidade de se sentar no trono de Espanha. Mas curiosamente, os reis de Espanha já conhecem o jovem que parece ter despertado as "primeiras borboletas" na filha. O encontro terá acontecido no passado mês de julho, quando Felipe VI e Letizia receberam em audiência o Patronato da Fundação Comité dos Colégios do Mundo Unido, instituição a que pertence o colégio frequentado por Leonor. Foi um grupo de 20 alunos que esteve no Palácio da Zarzuela, em Madrid, entre os quais estaria o jovem por quem a princesa se viria a apaixonar, avança a revista ‘Lecturas’. Mas nessa altura ainda ninguém poderia adivinhar o que o futuro reservava a estes dois jovens.

A carregar o vídeo ...
O 1.º discurso da princesa Leonor de Espanha

Mas voltando a Letizia. Exigente, a rainha de Espanha faz de tudo para que a filha não tenha distrações que a desviem do seu caminho e, por isso, mostra-se cada vez mais intransigente com Leonor. Por exemplo, foi ela que no passado dia 12 de outubro se opôs a que a princesa interrompesse as aulas para marcar presença nas comemorações do Dia Nacional da Espanha. Acedeu, contudo, que a filha viajasse do País de Gales para co-presidir a 41ª edição dos Prémios Princesa das Astúrias, em Oviedo. Aos 16 anos, a jovem princesa está cada vez mais associada aos grandes acontecimentos da monarquia espanhola, mas para a rainha a escola terá de ser a sua maior prioridade. Está piamente convencida de que só será uma rainha competente e digna da sua função se estiver adequadamente qualificada para as exigências que terá de enfrentar como rainha. É por isso que a mulher de Felipe VI é muito mais intransigente com a primogénita do que com a infanta Sofia.

O NOIVO PERFEITO ESTÁ NA DINAMARCA 

Por tudo isto, Letizia nem sequer quer ouvir falar em namoricos próprios da idade de Leonor. Ainda assim, pasme-se, a mulher de Felipe VI já tem "debaixo de olho" um suposto noivo ideal para a filha. A antiga jornalista da TVE parece ter esquecido todos os obstáculos que teve de enfrentar quando o então príncipe das Astúrias se apaixonou por ela. Por ser plebeia, Letizia nunca foi bem aceite entre a elite monárquica espanhola e muitos menos pela família do então namorado. Ainda assim, ela é a que se mostra menos aberta a que a filha não case com alguém que não esteja no mesmo patamar de uma futura rainha.

Assim, Christian da Dinamarca, que também tem 16 anos e é o filho mais velho dos príncipes herdeiros da Dinamarca, Frederico e Mary, é o preferido de Letizia. Considera a espanhola que o jovem dinamarquês seria o par ideal para Leonor. Mas pensando bem, Christian não é de todo, namorado perfeito para Leonor. Já que também ele é herdeiro de um trono. No campo das suposições, a acontecer um casamento entre eles, um dos dois teria de abdicar da coroa. Dificilmente, poderiam manter um casamento sendo reis de dois países.

A questão dos namorados das filhas será sempre uma dor de cabeça para a rainha de Espanha. A primeira vez que Letizia foi confrontada com esta questão foi quando a revista ‘Caras’, edição argentina, noticiou que Leonor tinha um namoradinho no colégio que frequentava em Madrid. Apesar de se tratar de um jovem que pertenceria a uma família abastada da sociedade madrilena, a antiga jornalista terá feito de tudo para colocar um ponto final na paixoneta juvenil da filha. Se a vigilância materna já era apertada em relação à herdeira do trono, mas apertada e austera ficou. Letizia, que por si só já tem esse traço de personalidade, ficou ainda mais obcecada em controlar todos os passos da filha. Nem telemóvel lhe era permitido ter. E redes sociais só se a adolescente conseguiu encontrar uma forma de fugir ao domínio materno. 

O PASSADO DE LETIZIA 

Em Espanha comenta-se que esta exigência da rainha não deixa de ser excessiva, especialmente no que toca aos primeiros amores da princesa. São já várias as publicações que recordam o passado da mulher de Felipe VI que, aos 17 anos de idade, portanto quando tinha apenas mais um ano do que a filha, perdeu a cabeça por um homem mais velho. Tratava-se de Alonso Guerrero, um professor de Literatura que era 10 mais velho do que ela. Acabou, inclusivamente, casada com ele. Será que é por isso que Letizia é tão rigorosa e castradora com as filhas? Será que Leonor ou Sofia lhe sigam os passos? Questões que ficarão sem resposta, pois só a rainha de Espanha poderá clarificar todas estas dúvidas e não é credível que algum dia o faça, pelo menos em público. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável