
Há muito tempo que Felipe VI, aconselhado pela mulher, Letizia, se afastou das duas irmãs. O monarca ouviu os recorrentes avisos da rainha e impediu que as infantas Elena e Letizia continuassem a representar a coroa. Fechou-lhes as portas do palácio da Zarzuela por, supostamente, serem uma má influência e puderem prejudicar a monarquia e, por arrasto, o futuro da princesa Leonor.
Só que a vida conjugal de Felipe VI e Letizia mudou. Mudou mesmo muito e hoje há até quem diga que os dois estão separados e que só aparecem juntos em eventos oficiais. O jornalista e escritor Jaime Peñafiel garante que os reis não partilham cama e nem sequer vivem sob o mesmo teto.
Com esta mudança, o monarca reaproximou-se da sua família. As irmãs terão aproveitado esta "abertura" para se vingarem de Letizia e afastarem a cunhada do palácio. Aos poucos, a infanta Elena tem estado a regressar aos eventos oficiais em representação da coroa. Esta semana que agora começa é um bom exemplo. Com Letizia de viagem à Guatemala, a filha mais velha de Juan Carlos e Sofia vai ter alguns protagonismo.
Esta não é só uma vingança de Cristina e Elena. Este suposto pacto feito entre os irmãos Borbón servirá também para o rei castigar Letizia pelas tão faladas humilhações às quais ela o sujeitou pelas supostas infidelidades com o ex-cunhado, Jaime del Burgo.