
O Papa Francisco, ainda a recuperar de uma pneumonia bilateral grave, surpreendeu os cerca de 40 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, em Roma, e apareceu no final da missa deste Domingo de Ramos, presidida pelo cardeal Leonardo Sandri.
O sumo pontífice argentino, de 88 anos de idade, atravessou a Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo de manhã, na sua cadeira de rodas, no final da missa que marca o início das celebrações da Páscoa. Para júbilo dos fiéis, o Papa Francisco apresentou um aspeto saudável, já sem as cânulas nasais para oxigénio.
Durante sua breve aparição, o chefe da Igreja Católica circulou pela praça e cumprimentou os fiéis. Aos mais pequenos, Francisco ofereceu rebuçados. A visita terminou com o Papa a desejar um "Feliz Domingo de Ramos e Feliz Semana Santa" no altar em frente à Basílica de São Pedro.
Terminada a visita à praça, Bergoglio dirigiu-se à Basílica e rezou diante dos túmulos do Apóstolo Pedro e São Pio X, e do monumento dedicado a Bento XVI. Posteriormente, regressou aos seus aposentos em Santa Marta.
O Papa Francisco continua a convalescer após 38 dias de internamento na policlínica Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral. O Papa, que continua a exercer o seu trabalho, exceto em cerimónias religiosas públicas, fez algumas aparições nos últimos dias. Na quarta-feira, dia 9 de abril, encontrou-se com os membros da realeza britânica Carlos III e Camila, numa audiência privada. Na quinta-feira, dia 10, fez uma visita sem aviso prévio à Basílica de São Pedro e, no sábado, dia 12, à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.