
Depois de ter discursado no primeiro dia da cimeira Web Summit, a primeira-dama ucraniana Olena Zelenska esteve esta quarta-feira em Cascais para visitar as instalações da SOS Ucrânia.
A instituição que está a cargo do presidente da câmara cascalense, Carlos Carreiras, acolheu refugiados ucranianos após o início do conflito com a Rússia, e, por isso, Zelenska não perdeu a oportunidade de agradecer em pessoa pela hospitalidade.
"As primeiras duas centenas e meia de refugiados da Ucrânia chegaram à cidade portuguesa de Cascais em meados de março. Pessoas em choque da guerra e forçadas a sair imediatamente receberam uma calorosa e atenciosa receção neste centro. As condições aqui são modestas, mas o centro tem tudo o que necessitam", começou por referir a mulher de Volodymyr Zelenskyy, numa publicação no Instagram.
"Os migrantes temporários ucranianos podem ficar no centro até que uma habitação permanente seja encontrada para eles. Isto foi fornecido pela equipa SOS Ucrânia liderada pelo presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras. Hoje tive a oportunidade de conhecer tanto o centro como o Sr. Carreiras, para agradecer-lhe a ele e à sua cidade pela incrível hospitalidade. Afinal, Cascais é a segunda cidade de Portugal com o maior número de pessoas registadas deslocadas temporariamente da Ucrânia: já estão aqui 3310", acrescentou.
"Os nossos compatriotas têm apoio jurídico gratuito, cursos de idiomas, acesso à educação, cuidados de saúde e assistência à procura de emprego. O município ainda continua a recolher e enviar ajuda humanitária para a Ucrânia. (…) Obrigado, Cascais. Obrigado, Portugal", rematou.